quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Vereadores de Poá aprovam três projetos e um requerimento durante sessão

*Por Gisele Santos
Vereadores de Poá aprovam três projetos e um requerimento durante sessão

Entre os documentos deliberados, dois passaram por segunda votação: O primeiro, de autoria do Executivo, autoriza a celebração de convênio com a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo S.A. (EMTU)



Os parlamentares poaenses aprovaram durante sessão ordinária orquestrada pelo presidente do Legislativo, Marcos Ribeiro da Costa (PDT), o Marquinhos da Indaiá, na noite de ontem (24 de setembro), três projetos de lei e um requerimento incluído na votação da ordem do dia. Entre os documentos deliberados, dois passaram por segunda votação: O primeiro, de autoria do Executivo, autoriza a celebração de convênio com a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo S.A. (EMTU) e o outro dispõe sobre obrigatoriedade do uso de carteirinhas para a retirada dos alunos nas escolas e creches municipais, idealizado pelo vereador e segundo-secretário do Legislativo, Antônio Nobre Ramos (PDT), o Marquinhos Mecânico.

Dois itens foram incluídos na votação durante a sessão plenária realizada ontem. Um projeto de resolução que cria a Frente Parlamentar da Juventude, apresentado pelo vereador suplente Saulo Souza e o segundo, um requerimento, que cria a “Comissão Permanente da Melhor Idade”, de autoria da vereadora Laudijane Ferreira Lima Cavalcante, A Lau do Azuir.

Em sua despedida, após ficar 30 dias como suplente de José Carlos Costa (PDT), o Zé Carlos da maçã do amor, o vereador Saulo Souza agradeceu o apoio de seus pares para criação da Frente Parlamentar da Juventude, além da aprovação unânime para o requerimento de sua autoria que cobra criação do Conselho Municipal da Juventude e para proposta de emenda a lei orgânica que inclui o termo "jovem" na lei mais importante do município, assegurando prioridade no atendimento de políticas públicas não apenas à crianças, adolescentes e idosos, mas também aos cidadãos de 15 a 29 anos.

"As políticas públicas para juventude devem ser políticas de estado e não apenas de governo.  Seguramente, o jovem tem grande importância estratégica para o desenvolvimento do município. As respostas para os problemas das quais os jovens são vítimas só podem vir deles mesmos. O jovem precisa ser visto não apenas como parte do problema, mas como parte importante da solução", assegurou.

Já Lau do Azuir defende políticas públicas para a melhor idade.
“A melhor idade, não só em Poá, mas no Brasil, sofre grande descaso. Essa parcela da população merece toda nossa atenção e acuidade por sua dedicação e empenho, muitas vezes, em prol do nosso município”, destacou.
“Instituir a comissão é uma necessidade urgente, são muitos idosos jogados e abandonados ao descaso”, finalizou.

Lau do Azuir mencionou que no dia 21 de setembro foi comemorado o “Dia do Idoso” e no próximo dia 1º de outubro será celebrado o “Dia Internacional da Melhor Idade”.

Na sessão de ontem não houve utilização da tribuna livre. O pedido de dispensa foi efetuado pelo vereador Willian Ferrari (PPS), o Neno Ferrari.

Nenhum comentário:

Postar um comentário