quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Ferraz: Prefeitura põe fim em fila de exames por imagem



Ferraz: Prefeitura põe fim em fila de exames por imagem


Ação teve como principal objetivo diminuir a demanda reprimida de mamografia, de ultrassonografia e de raio-X; coordenada pelo secretário de Governo de Ferraz de Vasconcelos, Juracy Ferreira da Silva, ação registrou, em dois meses, a realização de 2,6 mil atendimentos e 3.001 exames


Após intenso trabalho, a Secretaria de Saúde de Ferraz de Vasconcelos está próxima de zerar a demanda reprimida por exames de imagem. A ação para colocar um fim na fila de espera foi iniciada pelo ex-chefe da pasta, Juracy Ferreira da Silva, hoje, secretário municipal de Governo. A iniciativa recaiu, também, na agilização do serviço prestado ao usuário que depende da rede básica de saúde, para atendimento ambulatorial, exames e receitas. 

A operação teve como principal objetivo diminuir a demanda reprimida, num primeiro momento, de três análises clínicas de extrema importância para o diagnóstico de doenças, sobretudo do público feminino: mamografia , ultrassonografia e raio-X. Mesmo com sua migração para a Secretaria de Governo, Juracy acompanhou os trabalhos, passo a passo, ao lado da linha de frente da pasta da Saúde, atualmente chefiada pelo médico Luiz Antonio do Nascimento.

Agendamentos que eram feitos apenas depois de um ou dois anos foram praticamente colocados em dia, graças à intensificação dos serviços prestados na UBS da Vila São Paulo, onde são marcadas e realizadas as três análises. Entre julho e a segunda quinzena de setembro deste ano, foram registrados 2,6 mil atendimentos ambulatoriais e 3.001 exames, sendo 965 mamografias, 1.384 ultrassons e 652 raios-X.

De acordo com a direção do posto responsável pelos exames, pedidos datados em 2011 ainda estavam pendentes no sistema da Secretaria Municipal de Saúde no início deste ano. Desta forma, assim que assumiu a administração ferrazense, o prefeito Acir Filló, sensibilizado com o cenário e com a espera sem fim de pacientes que aguardavam, inclusive, diagnósticos de enfermidades para posterior encaminhamento e tratamento, determinou, a reestruturação da UBS, que recebeu ampla reforma e uma série de equipamentos. Além disso, e mão de obra do equipamento foi ampliada, o que também possibilitou celeridade na realização das análises de imagens.

De acordo com o secretário de Governo, todos os agendamentos com grande atraso foram colocados em dia. A expectativa é que dentro de 30 dias, aproximadamente, o munícipe consiga agendar seu exame de imagem para o mesmo mês, diminuindo, assim, o espaço de tempo entre a consulta, o pedido de marcação e o atendimento propriamente dito. 

A dona de casa Maria Aparecida Souza submeteu-se, recentemente, à mamografia e saiu satisfeita com o acolhimento oferecido pelos funcionários da UBS da Vila São Paulo e, principalmente, com a celeridade com que o exame foi agendado e realizado:

“Fui muito bem tratada aqui no posto. Esse trabalho da prefeitura para acabar com a fila de exames é muito importante. Agora, percebemos, de fato, boa vontade na área da saúde. Muita gente ficava à mercê da sorte, esperando anos para poder agendar um exame de imagem”, complementou a munícipe.

O secretário municipal de Governo comemora os resultados da ação:

“Detectamos a necessidade de acabarmos com a demanda reprimida por ultrassom, mamografia e raio-X. Estive por seis meses completos à frente da Secretaria de Saúde e quando saí para assumir o Governo, deixei tudo pronto para que acabássemos, de uma vez por todas, com a fila de espera. Em Ferraz, tratamos a Saúde com a máxima seriedade. Reformamos postos de saúde e estamos construindo uma nova unidade no Jardim Yone. Além disso, outras quatro serão alicerçadas na cidade em parceria com o governo federal. Importante salientar, também, que, hoje, não faltam remédios nas UBSs”.

Filló faz coro com Juracy e garante que Saúde é prioridade em seu Governo:

“Estamos avançando com uma série de melhorias no sistema. Reforma e construção de novos postos é uma das providências. Também estamos lutando por melhorias no Hospital Regional ‘Doutor Osíris Florindo Coelho’, por meio de diálogo franco e direto com o governador Geraldo Alckmin, responsável pela gestão do equipamento. Outras ações ainda serão colocadas em prática”, finaliza o chefe do Poder Executivo ferrazense.

SECOM FERRAZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário