quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Projeto permite soltura de balões ecológicos em Poá


*Por Gisele santos
Projeto permite soltura de balões ecológicos em Poá
O objetivo é oferecer uma alternativa ecologicamente correta e segura, com o propósito de manter uma tradição centenária no Brasil.



Um projeto de autoria dos vereadores Welson Lopes (PPS), da presidente honorária do PTB de Poá, vereadora Jeruza Lisboa Pacheco Reis, de Giancarlo Lopes (PR), o Gian Lopes, Willian Ferrari (PPS), o Neno Ferrari e do presidente do Legislativo, Marcos Ribeiro da Costa (PDT), o Marquinhos da Indaiá, que autoriza a confecção, transporte e soltura de balão ecológico e sem fogo no município será apreciado nos próximos dias.

Durante a sessão legislativa da última terça-feira (24 de setembro), cerca de 30 membros da Associação Brasileira dos Baloeiros Ecológicos estiveram presentes na sessão.

Protocolado ontem, o projeto visa autorizar a soltura de balões com fonte de calor natural e sustentável, por meio da energia solar, confeccionados artesanalmente e que dispensam o uso de fogo.

O objetivo é oferecer uma alternativa ecologicamente correta e segura, com o propósito de manter uma tradição centenária no Brasil.

A justificativa explica que o balão ecológico não possui bucha ou cangalha de fogos de artifício. Embora seja provido de um maçarico de baixa pressão para seu alçamento inicial, ele se sustenta no ar apenas com o calor do sol. A gramatura do papel não deve exceder 35 gramas, com tamanho mínimo de 12 e máximo de 24 metros. O comando da aeronáutica (COMAER), por meio de seu Departamento de Controle de Espaço Aéreo (DECEA), é a autoridade competente para definir as porções do espaço aéreo e os horários para a prática deste tipo de evento, para garantir a segurança das operações aéreas.

Para Johnny Alvarez, presidente da associação, popularmente conhecido como o Johnny do balão, Poá será a primeira cidade a aderir a regulamentação sobre a soltura de balões ecológicos no Alto Tietê, caso a matéria seja aprovada.

“Nosso intuito é alavancar o turismo da primeira cidade que abraçar nossa causa, com a implantação de um ponto turístico de balão ecológico, isso pode render benefícios para a cidade”.

“Todas as cidades que aprovarem a lei poderão confeccionar os balões, porém, escolheremos uma para realizar a soltura, na intenção de não prejudicar o trânsito aéreo”, ponderou.

“Suzano deve ser a próxima cidade a votar o projeto, passaremos ainda por Ferraz de Vasconcelos, São Bernardo do Campo, Santo André e Carapicuíba”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário