domingo, 29 de setembro de 2013

Vereadores de Poá participam de curso de Oratória

*Por Gisele Santos

Vereadores de Poá participam de curso de Oratória
Discurso, adequar a linguagem ao público, os segredos da linguagem não verbal em PNL- Programação Neurolinguística, introdução, conclusão, gestos e cuidados com a voz, foram assuntos abordados a fim de garantir melhor expressão verbal e comportamental dos participantes



Neste sábado (28 de setembro), a Câmara de Poá realizou aos vereadores e assessores o curso “Treinamento de Relações Humanas e Comportamentais aplicado à Oratória”.
A formação ocorreu durante todo o dia no auditório da Casa de Leis. Este foi o último dia de capacitação oferecida aos servidores do Legislativo.
O objetivo do ciclo preparatório é aprimorar a prestação dos serviços realizados pelos funcionários, bem como dos vereadores.
Discurso, adequar a linguagem ao público, os segredos da linguagem não verbal em PNL- Programação Neurolinguística, introdução, conclusão, gestos e cuidados com a voz, foram assuntos abordados a fim de garantir melhor expressão verbal e comportamental dos participantes.
As dinâmicas foram ministradas por Carlos Antônio Barreto, formado em Docência de Ensino Superior, pós-graduado em Master Trainer em PNL e especializado em Gerenciamento de Crise, Desenvolvimento de Liderança Pessoal e, entre outros, Gestão de pessoas.
Para o presidente do Legislativo, Marcos Ribeiro da Costa (PDT), o Marquinhos da Indaiá, a iniciativa inédita foi proveitosa.
“Os cursos foram aplicados aos servidores e vereadores com muito dinamismo. Apresentar, de forma simples e prática, como um vereador pode exercer seu trabalho, com orientações preliminares, pode resultar na colheita dos frutos de sua competência com o sucesso político, colaborando assim com a evolução do sistema político brasileiro, para construir uma nação cada vez melhor”, destacou o presidente.

Ciclo
Durante os últimos dias de formação foram apresentados temas como: Noções Básicas para o Legislativo, Processo Legislativo, Técnica Legislativa, Redação Oficial e Treinamento de Relações Humanas e Comportamentais Aplicado à Comunicação Interpessoal.

 

Vereadores de Poá participam de formação

*Por Gisele Santos
Vereadores de Poá participam de formação
Amanhã, 28 de setembro, último dia do ciclo de palestras no Legislativo poaense, haverá a continuidade com tema também voltado para Comunicação, desta vez, os vereadores serão capacitados com treinamento em Oratória



A Câmara de Poá realizou nesta sexta-feira (27 de setembro) o curso “Treinamento de Relações Humanas e Comportamentais Aplicado à Comunicação Interpessoal” para os vereadores e assessores do Legislativo.
O curso abordou métodos de como lidar com as dificuldades de relacionamento profissional, como por exemplo, como se comunicar.
As dinâmicas foram ministradas por Carlos Antônio Barreto, formado em Docência de Ensino Superior, pós-graduado em Master Trainer em PNL- Programação Neurolinguística e especializado em Gerenciamento de Crise, Desenvolvimento de Liderança Pessoal e, entre outros, Gestão de pessoas.
Amanhã, 28 de setembro, último dia do ciclo de palestras no Legislativo poaense, haverá a continuidade com tema também voltado para Comunicação, desta vez, os vereadores serão capacitados com treinamento em Oratória.
Durante os últimos dias de formação foram apresentados temas como: Noções Básicas para o Legislativo, Processo Legislativo, Técnica Legislativa e Redação Oficial.
Essa é a primeira vez que os funcionários da Casa de Leis passam por capacitações no intuito de melhorar os trabalhos legislativos e, sobretudo, o atendimento à população.

Câmara de Poá presta homenagem à comunidade católica

*Por Gisele Santos

Câmara de Poá presta homenagem à comunidade católica
Os nomes foram selecionados pelos próprios vereadores, com base nos relevantes serviços prestados em prol da comunidade poaense.


Cerca de 100 pessoas prestigiaram a cerimônia de entrega de placas de Honra ao Mérito a 17 personalidades católicas em comemoração ao Dia do Vocacionado. A festividade ocorreu no plenário da Câmara de Poá, rua José Calil, n° 100, centro, na noite de ontem (26 de setembro).
Os nomes foram selecionados pelos próprios vereadores, com base nos relevantes serviços prestados em prol da comunidade poaense.
Foram homenageados: Adriana Bezerra de Amorim Gonçalves, Eunice Fonseca Pinto Ferreira, Eliseu Gomes da Silva, Nilza Oliveira, Patrícia Cardozo da Silva, Dorivânia Chagas Alves de Macedo, Terezinha Machado Soares e Sandra Maria da Silva Santos.

Também serão agraciados: Maria do Socorro Cavalcante Vieira, Josoel Luiz dos Santos, Ana Maria de Araújo Dias, Miriam de Souza Medina, José Nonato de Queiroz, Sheila Regina Giagnório Cangussu, Ana Maria dos Santos, Júlio Silva Ferreira e Sônia Aparecida Rodrigues Pinto.
O presidente do Legislativo, Marcos Ribeiro da Costa (PDT),     o Marquinhos da Indaiá, conduziu os trabalhos ao compôr a mesa ao lado do primeiro-secretário Mário Massayoshi Kawashima (PSD), o Mário Sumirê, do segundo-secretário, Antônio Nobre Ramos (PDT), o Marquinhos Mecânico, do terceiro-secretário, Luiz Eduardo oliveira Alves (PPS), o Edinho do Kemel e do Padre Reginaldo Martins da Silva.
Após a abertura oficial da cerimônia, houve a entrega das placas de Honra ao Mérito e o uso da tribuna por vereadores. Padre Reginaldo  agradeceu a outorga e o reconhecimento em nome dos demais agraciados.
“Que essa homenagem possa engrandecer ainda mais a missão de ser sal na terra e luz no mundo. Que vocês homenageados possam ser agentes transformadores, testemunhas do amor. A fé que vivemos vai além, no sentido de poder transformar uma sociedade. Ser cristão é viver a missão, atender ao chamado de Deus”, elucidou o reverendo
Os membros do Legislativo também se pronunciaram. Eles destacaram a importância do trabalho empreendido por cada um dos agraciados, não só na igreja, mas no município.
“Todos são merecedores deste reconhecimento. Assumir uma missão, nem sempre é fácil, há muitas dificuldades, mas pessoas guerreiras como vocês nos mostram cada vez mais que, para Deus nada é impossível. Continuem trilhando esse caminho do bem”, destacou o presidente Marquinhos da Indaiá.
Durante a solenidade padre Reginaldo acompanhado pelos presentes rezou um Pai-Nosso e uma Ave-Maria e abençoou a todos. “Que desça sobre vocês a benção de Deus Pai Todo Poderoso. Em nome do Pai, do Filho e do espírito Santo. Amém”.
No encerramento da sessão, a cantora Sandra Maria da Silva Santos entoou um hino de louvor em homenagem a Padre Eustáquio, padroeiro de Poá.

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Ferraz: Prefeitura põe fim em fila de exames por imagem



Ferraz: Prefeitura põe fim em fila de exames por imagem


Ação teve como principal objetivo diminuir a demanda reprimida de mamografia, de ultrassonografia e de raio-X; coordenada pelo secretário de Governo de Ferraz de Vasconcelos, Juracy Ferreira da Silva, ação registrou, em dois meses, a realização de 2,6 mil atendimentos e 3.001 exames


Após intenso trabalho, a Secretaria de Saúde de Ferraz de Vasconcelos está próxima de zerar a demanda reprimida por exames de imagem. A ação para colocar um fim na fila de espera foi iniciada pelo ex-chefe da pasta, Juracy Ferreira da Silva, hoje, secretário municipal de Governo. A iniciativa recaiu, também, na agilização do serviço prestado ao usuário que depende da rede básica de saúde, para atendimento ambulatorial, exames e receitas. 

A operação teve como principal objetivo diminuir a demanda reprimida, num primeiro momento, de três análises clínicas de extrema importância para o diagnóstico de doenças, sobretudo do público feminino: mamografia , ultrassonografia e raio-X. Mesmo com sua migração para a Secretaria de Governo, Juracy acompanhou os trabalhos, passo a passo, ao lado da linha de frente da pasta da Saúde, atualmente chefiada pelo médico Luiz Antonio do Nascimento.

Agendamentos que eram feitos apenas depois de um ou dois anos foram praticamente colocados em dia, graças à intensificação dos serviços prestados na UBS da Vila São Paulo, onde são marcadas e realizadas as três análises. Entre julho e a segunda quinzena de setembro deste ano, foram registrados 2,6 mil atendimentos ambulatoriais e 3.001 exames, sendo 965 mamografias, 1.384 ultrassons e 652 raios-X.

De acordo com a direção do posto responsável pelos exames, pedidos datados em 2011 ainda estavam pendentes no sistema da Secretaria Municipal de Saúde no início deste ano. Desta forma, assim que assumiu a administração ferrazense, o prefeito Acir Filló, sensibilizado com o cenário e com a espera sem fim de pacientes que aguardavam, inclusive, diagnósticos de enfermidades para posterior encaminhamento e tratamento, determinou, a reestruturação da UBS, que recebeu ampla reforma e uma série de equipamentos. Além disso, e mão de obra do equipamento foi ampliada, o que também possibilitou celeridade na realização das análises de imagens.

De acordo com o secretário de Governo, todos os agendamentos com grande atraso foram colocados em dia. A expectativa é que dentro de 30 dias, aproximadamente, o munícipe consiga agendar seu exame de imagem para o mesmo mês, diminuindo, assim, o espaço de tempo entre a consulta, o pedido de marcação e o atendimento propriamente dito. 

A dona de casa Maria Aparecida Souza submeteu-se, recentemente, à mamografia e saiu satisfeita com o acolhimento oferecido pelos funcionários da UBS da Vila São Paulo e, principalmente, com a celeridade com que o exame foi agendado e realizado:

“Fui muito bem tratada aqui no posto. Esse trabalho da prefeitura para acabar com a fila de exames é muito importante. Agora, percebemos, de fato, boa vontade na área da saúde. Muita gente ficava à mercê da sorte, esperando anos para poder agendar um exame de imagem”, complementou a munícipe.

O secretário municipal de Governo comemora os resultados da ação:

“Detectamos a necessidade de acabarmos com a demanda reprimida por ultrassom, mamografia e raio-X. Estive por seis meses completos à frente da Secretaria de Saúde e quando saí para assumir o Governo, deixei tudo pronto para que acabássemos, de uma vez por todas, com a fila de espera. Em Ferraz, tratamos a Saúde com a máxima seriedade. Reformamos postos de saúde e estamos construindo uma nova unidade no Jardim Yone. Além disso, outras quatro serão alicerçadas na cidade em parceria com o governo federal. Importante salientar, também, que, hoje, não faltam remédios nas UBSs”.

Filló faz coro com Juracy e garante que Saúde é prioridade em seu Governo:

“Estamos avançando com uma série de melhorias no sistema. Reforma e construção de novos postos é uma das providências. Também estamos lutando por melhorias no Hospital Regional ‘Doutor Osíris Florindo Coelho’, por meio de diálogo franco e direto com o governador Geraldo Alckmin, responsável pela gestão do equipamento. Outras ações ainda serão colocadas em prática”, finaliza o chefe do Poder Executivo ferrazense.

SECOM FERRAZ

Orçamento previsto para Suzano em 2014 é de R$ 700,4 mi



Orçamento previsto para Suzano em 2014 é de R$ 700,4 mi



A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão Financeira, realizou na tarde de hoje (25) uma audiência pública para apresentar os números da Lei Orçamentária Anual (LOA), que prevê os investimentos do Executivo para o ano seguinte. De acordo com a apresentação, estima-se que serão aplicados R$ 700,4 milhões em todos os setores do município.

As pastas que demandarão maior investimento, como é de praxe, são as de Educação (R$ 157,8 milhões) e Saúde (R$ 141,3 milhões). Além disso, estão previstos R$ 75,3 milhões em aplicações para Obras e Infraestrutura e R$ 57 milhões em Serviços e Manutenção. A estimativa orçamentária para o ano que vem é R$ 50 milhões menor do que a estabelecida para 2013, resultado de estudos deixados pela administração anterior, que é considerada muito acima da realidade de Suzano.


De acordo com o diagnóstico apresentado pelo diretor de Planejamento, Marcos Antônio Vieira, a cidade estacionou nos últimos anos. Ou seja, o município depende atualmente de recursos estaduais e federais para sobreviver, já que o Produto Interno Bruto (PIB) – soma de produtos e serviços produzidos em um local – manteve-se linear desde 2007.


“Nossas vizinhas Mogi das Cruzes e Ferraz de Vasconcelos apresentaram um PIB crescente, enquanto nós ficamos estagnados. De 2006 a 2010, houve uma redução de 2,5% no índice geral. Enquanto os setores da agricultura e da indústria tiveram uma redução de mais de 10% cada uma no PIB, os serviços públicos tiveram crescimento de mais de 20%, o que é equivocado”, explicou ele.


Durante a audiência pública, foram mostrados outros dados preocupantes sobre a economia de Suzano: o índice de pobreza cresceu e chegou a 34% da população, de acordo com o Censo 2010. Essas pessoas têm renda per capita menor que meio salário mínimo. O desemprego também está acima da média brasileira: chega a 11,8% da população suzanense, atingindo principalmente a faixa entre 14 e 24 anos.


Soluções

Segundo Vieira, as prioridades para os próximos anos são reestruturações administrativas, que serão refletidas para população em maior eficiência no serviço público. Ele citou a redução do número de programas (que eram 87 no período 2010-2013 e passarão para 20 entre 2014 e 2017), que faz com que haja a necessidade da criação de sistemas de informação interligados entre as diversas secretarias participantes. Com isso, há a necessidade de modernizar as pastas que fazem trabalhos diretamente para a população.

Secretaria de Comunicação Institucional (SECOI)
Foto Fernando Araújo

Itaquaquecetuba recebe 02 profissionais do programa “Mais Médicos”



Itaquaquecetuba recebe dois profissionais do programa “Mais Médicos”



Na quarta-feira dia 25 de setembro o prefeito de Itaquaquecetuba Dr. Mamoru Nakashima recepcionou na sede da Secretaria de Promoção Social 02 profissionais do programa federal “Mais Médicos.

Durante a apresentação dos médicos o prefeito juntamente com a primeira-dama Joerly Nakashima e as secretárias de Saúde e Promoção Social comentaram aos profissionais sobre as demandas do município na área da saúde.

Segundo a secretária de Saúde por enquanto os médicos estão sendo treinados sobre as características da cidade, identificando os equipamentos da saúde e conhecendo cada uma das Unidades Básicas de Saúde e as Unidades de Saúde da Família. “Enquanto os médicos estão à liberação do CRM – (Conselho Regional de Medicina) para poderem começar a trabalhar, o que deve levar cerca de 15 dias, estamos dando a eles toda a estrutura necessária para iniciar o trabalho com total conhecimento da saúde na cidade”. Destacou a secretária Dra. Luzia Shibata.

De acordo com a Secretaria de Saúde os médicos são formados no exterior, o Dr. Christian Uzulli é brasileiro formado na Argentina e o Dr. Julio Ronald Umpierrez é Uruguaio formado em Cuba, todos são médicos Generalistas que atendem desde gestantes, crianças e adultos e irão trabalhar 40 horas semanais, sendo que 1 ficará atendendo no USF do Jardim América e o outro na USF do Parque Piratininga.

O salário dos médicos será pago pelo Governo Federal e a contra partida do município é em ajuda de custo aos profissionais, que hoje estão hospedados em um hotel local e posteriormente alugarão um imóvel para residirem nas proximidades do local de trabalho.

O prefeito Dr. Mamoru Nakashima conversou com os médicos e explicou a situação do município na área da saúde, e espera que estes profissionais possam se adaptar o mais rápido possível a realidade do município. “Tenho certeza que eles vão se adaptar logo a cidade, Itaquaquecetuba tem um povo que sabe acolher a todos e não será diferente com eles. Como médico, sei que temos muito para melhorar na saúde do município, eles vieram com vontade de trabalhar e com experiência em atendimento familiar”. Comentou o prefeito Dr. Mamoru Nakashima.

Sobre o programa

O Programa Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, que prevê mais investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais.

Com a convocação de médicos para atuar na atenção básica de municípios com maior vulnerabilidade social e Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI), o Governo Federal garantirá mais médicos para o Brasil e mais saúde para você.

A iniciativa prevê também a expansão do número de vagas de medicina e de residência médica, além do aprimoramento da formação médica no Brasil.

AI
Foto Osvaldo Birke



Prefeito participa de entrega de 30 novos ônibus em Itaquaquecetuba


Prefeito participa de entrega de 30 novos ônibus em Itaquaquecetuba



A Prefeitura de Itaquaquecetuba recebeu da concessionária CS Brasil nesta quarta-feira no Largo Luiz Gonzaga, conhecido como Largo da Feira na Vila São Carlos, 30 novos ônibus, que começarão a circular em breve em todas as linhas municipais do transporte público. Os coletivos não aumentarão a quantidade da frota atual, calculada em 96 veículos e mais dez de reserva, mas antecipará uma renovação que estava marcada para ocorrer somente no ano que vem. 
Para o secretário municipal de Transportes, Dalton Luiz Dename, o objetivo é dar um transporte de qualidade à população, e colocar novos ônibus nas ruas é somente uma parte do processo. "A intenção é fazer com que a concessionária ofereça o melhor serviço possível na cidade, seja com novos ônibus e com atendimento de qualidade aos usuários".
De acordo com o secretário, os novos modelos terão capacidade para levar até 82 passageiros. Ainda segundo a administração municipal, os coletivos possuem acesso facilitado para pessoas com deficiência e rodarão em todas as 35 linhas de Itaquá.
O diretor da CS Brasil, Rodrigo Simões comentou a entrega dos ônibus e as principais características dos modelos. "Os carros, todos da marca Mercedes-Benz, medem 12,5 metros de comprimento e são maiores do que os antigos, que tinham nove e 11 metros. Com isso, é possível oferecer mais lugares e, por consequência, mais conforto aos usuários". Comentou Simões.
O diretor explicou ainda explica que os ônibus têm GPS e são equipados com motores Euro 5, menos poluidores que os coletivos com motorização antiga.
Em sua fala o prefeito Dr. Mamoru comentou sobre a dificuldade que os moradores de bairros da periferia têm para chegar até a área central da cidade e como estes a entrega destes ônibus podem colaborar com a locomoção dos usuários. “Sabemos que precisamos melhorar muito ainda o transporte coletivo, este é apenas um passo para isso, a secretaria de Transportes tem fiscalizado e a concessionária esta correspondendo ao trabalho que estamos realizando para melhorar o transporte público na cidade”. Declarou o prefeito Dr. Mamoru.

Estiveram na cerimônia além do prefeito de Itaquaquecetuba, Dr. Mamoru Nakashima, a primeira-dama do município Joerly Nakashima, o diretor da CS Brasil Rodrigo Simões, vereadores e secretários municipais e funcionários da concessionária. 

AIPMI
Foto Osvaldo Birke

Junji defende investigação e punições no caso Friboi


Junji defende investigação e punições no caso Friboi
Na Comissão de Agricultura, deputado apoia audiência pública para investigar cartel comandado pela JBS-Friboi no mercado interno de carnes e na exportação do produto



Para apurar os detalhes da aquisição de mais um frigorífico, o Bertin, pelo grupo JBS-Friboi, a Capadr – Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural aprovou, em reunião ordinária desta quarta-feira (25/09/2013), a realização de uma audiência pública. “É preciso investigar a fundo as operações da Friboi que, agasalhada com recursos públicos, comanda um cartel nefasto, adquirindo a maioria das pequenas e médias empresas do setor para monopolizar o mercado interno de carnes e as exportações do produto”, manifestou-se o deputado federal Junji Abe (PSD-SP).

Membro do colegiado e presidente da Pró-Horti – Frente Parlamentar Mista em Defesa do Segmento de Hortifrutiflorigranjeiros, Junji defendeu a maciça participação do setor agropecuário na apuração dos fatos que envolvem o grupo JBS-Friboi, o maior conglomerado de carne bovina do mundo, mais conhecido pela propaganda da tevê com o ator Tony Ramos.

A irritação de Junji é agravada pela “inexplicável benevolência” do poder público com o conglomerado, amparado com um financiamento do BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, no valor de R$ 7 bilhões, para levar adiante sua estratégia de consolidar o monopólio da Friboi no mercado. “Com a complacência de entidades governamentais, o grupo desencadeou um verdadeiro balcão de negócios que tem cheiro de falcatruas e irregularidades”.

Apresentado pelo presidente da Capadr, deputado Giacobo (PP-PR), o requerimento (457/2013) aprovado trata do convite ao empresário Reinaldo Bertin para prestar esclarecimentos sobre o processo de aquisição do frigorífico Bertin pelo grupo JBSFriboi. A audiência pública será realizada, em data a ser definida, na SubCartel – Subcomissão Permanente de Combate à Cartelização do Agronegócio no Brasil, destinada a discutir e oferecer soluções às práticas monopolistas em prejuízo dos produtores rurais brasileiros.

Segundo Junji, foi detectado o comportamento predatório da JBS-Friboi com o objetivo de monopolizar o mercado. “O grupo comanda uma sucessão de compras de pequenos e médios frigoríficos para fechá-los e impedir a concorrência. Não bastasse, estes movimentos têm recebido não apenas o aval, mas também a ajuda financeira do governo”, denunciou o deputado e completou: “Precisamos frear, imediatamente, o processo que se choca com os interesses maiores do País e coloca a economia brasileira na mira do caos, assim como punir os responsáveis”.

A própria campanha promocional da Friboi, de acordo com pecuaristas, conduz ao conceito que a marca quer impor: a única confiável no Brasil. Na realidade, observou Junji, outros 209 frigoríficos no País possuem selo de inspeção federal e têm seus produtos nas prateleiras da rede varejista. “É o dinheiro público, oferecido à Friboi, a juros irrisórios, que permite ao grupo bancar a publicidade maciça e sair comprando empresas para fechá-las”, criticou o deputado. A estratégia, assinalou, traz prejuízos diretos aos pequenos e médios concorrentes que, assim como a quase totalidade dos pequenos profissionais do agronegócio, enfrentam sérias dificuldades econômicas.

Projeto permite soltura de balões ecológicos em Poá


*Por Gisele santos
Projeto permite soltura de balões ecológicos em Poá
O objetivo é oferecer uma alternativa ecologicamente correta e segura, com o propósito de manter uma tradição centenária no Brasil.



Um projeto de autoria dos vereadores Welson Lopes (PPS), da presidente honorária do PTB de Poá, vereadora Jeruza Lisboa Pacheco Reis, de Giancarlo Lopes (PR), o Gian Lopes, Willian Ferrari (PPS), o Neno Ferrari e do presidente do Legislativo, Marcos Ribeiro da Costa (PDT), o Marquinhos da Indaiá, que autoriza a confecção, transporte e soltura de balão ecológico e sem fogo no município será apreciado nos próximos dias.

Durante a sessão legislativa da última terça-feira (24 de setembro), cerca de 30 membros da Associação Brasileira dos Baloeiros Ecológicos estiveram presentes na sessão.

Protocolado ontem, o projeto visa autorizar a soltura de balões com fonte de calor natural e sustentável, por meio da energia solar, confeccionados artesanalmente e que dispensam o uso de fogo.

O objetivo é oferecer uma alternativa ecologicamente correta e segura, com o propósito de manter uma tradição centenária no Brasil.

A justificativa explica que o balão ecológico não possui bucha ou cangalha de fogos de artifício. Embora seja provido de um maçarico de baixa pressão para seu alçamento inicial, ele se sustenta no ar apenas com o calor do sol. A gramatura do papel não deve exceder 35 gramas, com tamanho mínimo de 12 e máximo de 24 metros. O comando da aeronáutica (COMAER), por meio de seu Departamento de Controle de Espaço Aéreo (DECEA), é a autoridade competente para definir as porções do espaço aéreo e os horários para a prática deste tipo de evento, para garantir a segurança das operações aéreas.

Para Johnny Alvarez, presidente da associação, popularmente conhecido como o Johnny do balão, Poá será a primeira cidade a aderir a regulamentação sobre a soltura de balões ecológicos no Alto Tietê, caso a matéria seja aprovada.

“Nosso intuito é alavancar o turismo da primeira cidade que abraçar nossa causa, com a implantação de um ponto turístico de balão ecológico, isso pode render benefícios para a cidade”.

“Todas as cidades que aprovarem a lei poderão confeccionar os balões, porém, escolheremos uma para realizar a soltura, na intenção de não prejudicar o trânsito aéreo”, ponderou.

“Suzano deve ser a próxima cidade a votar o projeto, passaremos ainda por Ferraz de Vasconcelos, São Bernardo do Campo, Santo André e Carapicuíba”, concluiu.

Câmara prestará homenagem à comunidade católica

*Por Gisele Santos
Câmara prestará homenagem à comunidade católica
O projeto de resolução que concede a homenagem foi aprovado na sessão de 17 de setembro.
Os vereadores poaenses irão homenagear a comunidade católica da cidade por meio de uma sessão solene. Na ocasião haverá a entrega de placas de Honra ao Mérito aos vocacionados que realizam relevantes trabalhos em prol da população. A cerimônia ocorrerá amanhã (26 de setembro), quinta-feira a partir das 19h, no plenário da Casa de Leis, localizada na rua José Calil, n° 100, centro.
O projeto de resolução que concede a homenagem foi aprovado na sessão de 17 de setembro.
Ao todo serão 17 homenageados, indicados pelos vereadores com base nos serviços prestados à comunidade. São eles: Adriana Bezerra de Amorim Gonçalves, Eunice Fonseca Pinto Ferreira, Eliseu Gomes da Silva, Nilza Oliveira, Patrícia Cardozo da Silva, Dorivânia Chagas Alves de Macedo, Terezinha Machado Soares e Sandra Maria da Silva Santos.

Também serão agraciados: Maria do Socorro Cavalcante Vieira, Josoel Luiz dos Santos, Ana Maria de Araújo Dias, Miriam de Souza Medina, José Nonato de Queiroz, Sheila Regina Giagnório Cangussu, Ana Maria dos Santos, Júlio Silva Ferreira e Sônia Aparecida Rodrigues Pinto.

Vereadores de Poá aprovam três projetos e um requerimento durante sessão

*Por Gisele Santos
Vereadores de Poá aprovam três projetos e um requerimento durante sessão

Entre os documentos deliberados, dois passaram por segunda votação: O primeiro, de autoria do Executivo, autoriza a celebração de convênio com a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo S.A. (EMTU)



Os parlamentares poaenses aprovaram durante sessão ordinária orquestrada pelo presidente do Legislativo, Marcos Ribeiro da Costa (PDT), o Marquinhos da Indaiá, na noite de ontem (24 de setembro), três projetos de lei e um requerimento incluído na votação da ordem do dia. Entre os documentos deliberados, dois passaram por segunda votação: O primeiro, de autoria do Executivo, autoriza a celebração de convênio com a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo S.A. (EMTU) e o outro dispõe sobre obrigatoriedade do uso de carteirinhas para a retirada dos alunos nas escolas e creches municipais, idealizado pelo vereador e segundo-secretário do Legislativo, Antônio Nobre Ramos (PDT), o Marquinhos Mecânico.

Dois itens foram incluídos na votação durante a sessão plenária realizada ontem. Um projeto de resolução que cria a Frente Parlamentar da Juventude, apresentado pelo vereador suplente Saulo Souza e o segundo, um requerimento, que cria a “Comissão Permanente da Melhor Idade”, de autoria da vereadora Laudijane Ferreira Lima Cavalcante, A Lau do Azuir.

Em sua despedida, após ficar 30 dias como suplente de José Carlos Costa (PDT), o Zé Carlos da maçã do amor, o vereador Saulo Souza agradeceu o apoio de seus pares para criação da Frente Parlamentar da Juventude, além da aprovação unânime para o requerimento de sua autoria que cobra criação do Conselho Municipal da Juventude e para proposta de emenda a lei orgânica que inclui o termo "jovem" na lei mais importante do município, assegurando prioridade no atendimento de políticas públicas não apenas à crianças, adolescentes e idosos, mas também aos cidadãos de 15 a 29 anos.

"As políticas públicas para juventude devem ser políticas de estado e não apenas de governo.  Seguramente, o jovem tem grande importância estratégica para o desenvolvimento do município. As respostas para os problemas das quais os jovens são vítimas só podem vir deles mesmos. O jovem precisa ser visto não apenas como parte do problema, mas como parte importante da solução", assegurou.

Já Lau do Azuir defende políticas públicas para a melhor idade.
“A melhor idade, não só em Poá, mas no Brasil, sofre grande descaso. Essa parcela da população merece toda nossa atenção e acuidade por sua dedicação e empenho, muitas vezes, em prol do nosso município”, destacou.
“Instituir a comissão é uma necessidade urgente, são muitos idosos jogados e abandonados ao descaso”, finalizou.

Lau do Azuir mencionou que no dia 21 de setembro foi comemorado o “Dia do Idoso” e no próximo dia 1º de outubro será celebrado o “Dia Internacional da Melhor Idade”.

Na sessão de ontem não houve utilização da tribuna livre. O pedido de dispensa foi efetuado pelo vereador Willian Ferrari (PPS), o Neno Ferrari.

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Prefeito recebe comissão de vereadores e anuncia melhorias no Parque Palmeiras

Prefeito recebe comissão de vereadores e anuncia melhorias no Parque Palmeiras

O prefeito Paulo Tokuzumi recebeu na tarde de hoje (09), em seu gabinete, uma comissão de moradores do Parque Palmeiras para discutir os serviços a serem executados no bairro. De imediato, Tokuzumi fez questão de anunciar que, nos próximos 15 dias, serão realizados os serviços de cascalhamento e nivelamento das ruas, em regime de urgência.
Na ocasião, o vereador Onadir Silva também esteve presente, juntamente com o secretário de Comunicação Institucional, Valdir Sabiá. “Vamos providenciar, de início, que nossos tratores se desloquem para o Parque Palmeiras no próximo cronograma de obras. Temos um compromisso com a comunidade do Distrito de Palmeiras e nosso objetivo final é a pavimentação, junto com saneamento e iluminação de qualidade”, disse.
Tokuzumi ressaltou que o Parque Palmeiras é um dos bairros beneficiados com um projeto de R$ 9,3 milhões, que prevê obras de infraestrutura em geral. Está prevista a pavimentação de 9 quilômetros de vias e implantação de 18 quilômetros de calçadas com acessibilidade. Aproximadamente 50 mil pessoas serão agraciadas com essas obras. “Ao todo, o Ministério das Cidades liberou repasse de R$ 33,6 milhões em verbas para três projetos em Suzano. Foi mais uma conquista do nosso governo e esperamos que o projeto seja concretizado o mais rápido possível, considerando a necessidade da população”, avaliou o prefeito.

Secretaria de Comunicação Institucional (SECOI)