quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Prefeitura debate Plano Municipal de Resíduos Sólidos



Prefeitura debate Plano Municipal de Resíduos Sólidos

A Prefeitura Municipal de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realizou na última sexta-feira (29), o Seminário Participativo para receber contribuições da sociedade para a elaboração do PMRS “Plano Municipal de Resíduos Sólidos”.

Realizado no Auditório da Secretaria de Educação, a viabilidade de proposições e ações ao PMRS foi o tema do Seminário que contou com a participação de autoridades, secretários, representantes de associações, entre outros.

O Coordenador de Comunicação da cidade, Marcus Vinicius, apresentou o cronograma aos participantes e declarou “essa é uma reunião de escuta, uma oportunidade que vai nos ajudar a cumprir a lei de implantação do PNRS – Lei 12.305/2010”.

A Lei institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Uma das obrigatoriedades impostas pela legislação é o desenvolvimento de um plano local que trate de forma eficiente, e com o menor custo possível, a coleta, o tratamento e a disposição final dos resíduos sólidos.

Segundo a Secretária de Meio Ambiente, para o prefeito Mamoru Nakashima a realização do evento agrega mais informações e diretrizes, que, podem estruturar a cidade na área ambiental, com destaque para a coleta e destinação de resíduos.

Os participantes dividiram-se em 5 grupos para discutirem eixos temáticos e abordaram feiras livres, varrição, limpeza de praças, óleo de cozinha, isopor, pilhas, baterias, lâmpadas, pneus, entre outros, além do mais clássico “uso de sacolas plásticas em supermercados”.

“A implantação do PMRS além da prefeitura depende da conscientização da população, e, vale ressaltar que a elaboração do plano é participativa, podendo ainda sofrer alterações que virão das sugestões apresentadas nos encontros que estamos realizando”, afirmou a secretária.

PMI

Nenhum comentário:

Postar um comentário