quarta-feira, 2 de abril de 2014

Prefeito comemora aprovação da lei que trará cem médicos para Ferraz

Prefeito comemora aprovação da lei que trará cem médicos para Ferraz


Matéria que possibilita melhores vencimentos para profissionais da Medicina que trabalharem em localidades periféricas pelo Estado foi abonada na noite desta quarta-feira (1º de abril); governo de Geraldo Alckmin também anunciou, ontem, a terceirização do Pronto-Socorro (PS) do Hospital Regional “Doutor Osíris Florindo Coelho” e a intervenção da Sociedade Brasileira de Ortopedia (SBO) no atendimento à especialidade médica



O prefeito de Ferraz de Vasconcelos, Acir Filló, comemorou nesta quarta-feira (2 de abril) a aprovação do projeto de lei que possibilita melhores vencimentos aos médicos que trabalharem em regiões periféricas do Estado de São Paulo. De autoria do governo de Geraldo Alckmin, a proposta ainda autoriza a contratação de 625 médicos, sendo que, deste número, cem profissionais deverão ser destinados ao Hospital Regional “Doutor Osíris Florindo Coelho”, que funciona em Ferraz, mas é 100% de gestão estadual.

A matéria complementar 59/2013 que institui adicional de local de exercício aos médicos sanitaristas no âmbito da Secretaria de Estado da Saúde foi abonada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) na noite de ontem (1º de abril). Durante a sessão, o presidente da Casa, o deputado Samuel Moreira, afirmou que a legislação, agora, seguirá para o Palácio dos Bandeirantes, para que seja sancionada pelo governador.

Antes de o projeto entrar na pauta de votação na Alesp, Filló esteve por duas noites reunido com parlamentares estaduais nos gabinetes e no plenário do Poder Legislativo Estadual, solicitando apoio e brevidade na aprovação da matéria, em razão das deficiências que, não de hoje, fazem do Regional alvo de críticas por parte daqueles que dependem do serviço público de Saúde, sobretudo nas alas de urgência e emergência.

O trabalho empreendido pelo prefeito de Ferraz resultou na votação realizada na noite desta quarta-feira, quando os parlamentares, por unanimidade, aprovaram a emenda aglutinativa à lei 59/2013. A confirmação ocorreu por volta das 20h30. Segundo Filló, a boa notícia chegou, até mesmo, a emocioná-lo, tamanha a ansiedade e preocupação em ver as deficiências do “Doutor Osíris Florindo Coelho” resolvidas, garantindo, ao mesmo tempo, atendimento médico funcional e humanizado à população ferrazense:

“Fiquei muito feliz e sensibilizado, pois é mais um passo importante em nossa administração, visando à melhoria na Saúde e o fim da falta de respeito com a população. Há muitos anos, o povo é vítima de uma Saúde falha. Precisamos colocar um ponto final nisso”, desabafou o gestor. 

De acordo com o texto aprovado ontem em São Paulo, o adicional para os médicos inicia-se em 30% para os ingressantes na carreira, podendo ser estendido até 45%, conforme titulação do profissional. Os salários variam de R$ 6,5 mil a R$ 14 mil, por mês. A lei também prevê a possibilidade de ingresso dos especialistas em jornadas de trabalho de 12, 20, 24 e 40 horas, respeitado o limite de 625 cargos de médicos na Secretaria de Estado de Saúde e 10% dos profissionais da área nas autarquias.

O acesso também é estendido a médicos com mais de 20 anos de serviço, enquadrados na categoria Médicos II, mesmo sem titulação específica.

Reunião com Uip

No mesmo dia em que a proposta foi aprovada na Alesp, o chefe do Poder Executivo ferrazense, ao lado de outros prefeitos do Alto Tietê, esteve com o secretário estadual de Saúde, David Uip, para tratar da situação do segmento na região e reivindicar soluções. O encontro aconteceu no período da tarde, na sede da pasta, em Cerqueira César, na capital. Na pauta elaborada pelo Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) estava, entre outras demandas, a questão do Hospital Regional.

Para Ferraz, Uip anunciou a terceirização do Pronto-Socorro (PS) da unidade e a intervenção da Sociedade Brasileira de Ortopedia (SBO) no atendimento à especialidade médica:

“Necessitamos, urgentemente, diminuir as filas de espera dos pacientes ferrazenses. Essas iniciativas também vão contribuir, significativamente, para a aceleração dos atendimentos no hospital”, complementou Filló.

Secom Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário