Poá poderá celebrar convênio com CECAN
Projeto da petebista Jeruza Reis que autoriza convênio ou repasses financeiros mensais ao Centro de Apoio e Convivência ao Paciente com Câncer foi aprovado na noite desta terça-feira (01 de abril), na Câmara de Poá
Um projeto que permite que o Executivo poaense celebre convênio ou repasses financeiros mensais com oCentro de Apoio e Convivência ao Paciente com Câncer, o CECAN, de Mogi das Cruzes, foi aprovado na noite desta terça-feira (01 de abril), na Câmara de Poá. De autoria da presidente honorária do PTB da cidade, vereadora Jeruza Lisboa Pacheco Reis, a proposta teve unanimidade na votação.
A petebista considera no documento o descaso do Governo Estadual com a questão oncológica da região do Alto Tietê, uma vez que descredenciou clínicas de antendimento oncológico e tornou o Hospital Luzia de Pinho melo como única referência na área e, este, por sua vez, sem capacidade técnico-operacional de atendimento pleno (cirurgias, quimioterapias, radioterapias, etc.), encaminha pacientes para São Paulo.
Sensibilizada, Jeruza foi aclamada pelos munícipes presentes na galeria do plenário da Câmara de Poá, durante sua fala na tribuna, ao discutir a proposta e citar a situação enfrentada pelos pacientes que se dirigem à capital paulista em busca de tratamento, uma vez que o hospital referência da região não suporta a demanda.
“Sabemos que esse paciente já fragilizado pela doença, ainda tem de enfrentar transporte, muitas vezes, sem condições financeiras, não só para a tarifa, mas também para o lanche, essencial após a realização dos exames que debilitam os pacientes. Na intenção de oferecer mais conforto e de não expor as pessoas que necessitam de tratamento, o CECAN tem papel fundamental. Além de oferecer ajuda, não apenas psicológica, mas também no que tange as passagens de condução, auxílio alimentar adequado à dieta nos casos de quimioterapia e diversas oficinas terapêuticas que auxiliam e fortalecem os pacientes oncológicos”, destacou.
“O câncer é uma doença implacável, avassaladora que tem de ser tratada a tempo, necessita de atendimento urgente, e o CECAN cuida dessas pessoas voluntariamente, muitas em fase final da doença, e que merecem morrer com dignidade”, clamou.
Segundo a petebista, 36 famílias poaenses são atendidas pelo centro de apoio.
Cecan
O Centro de Convivência e Apoio ao Paciente com Câncer é uma instituição sem fins lucrativos fundada em 2003 localizada em Mogi das Cruzes.
O CECAN tem como objetivo oferecer ao portador de câncer e seus familiares um espaço de convivência para promover apoio, encorajamento e reabilitação psicossocial.
Com uma equipe constituída por mais de 65 integrantes, a maioria voluntários, atuando em diversas frentes, desenvolve um importante trabalho, dando um grandioso exemplo do exercício de cidadania, responsabilidade social e amor ao próximo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário