terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Implantação de creche comunitária no Jardim Lucinda é solicitada pelo vereador Rolgaciano Fernandes

Implantação de creche comunitária no Jardim Lucinda é solicitada pelo vereador Rolgaciano Fernandes 



Parlamentar oficializou o pedido devido à grande demanda de crianças na região

 

Em atendimento ao pedido feito por moradores do Jardim Lucinda e diante da grande demanda de crianças que precisam de vagas em creches, o vereador Rolgaciano Fernandes, presidente do PTN de Itaquaquecetuba, solicitou providências à prefeitura para que junto à Secretaria Municipal de Educação, possa estudar a possibilidade de implantar uma Creche Comunitária no bairro.

A indicação que sugere a construção da creche foi apresentada na Câmara Municipal durante a sessão desta terça-feira (28/11). Rolgaciano afirma que o pedido é necessário para atender a demanda de crianças na região que não estão matriculadas em creches.
 
“Com a natural evolução populacional do bairro, ficou patente a necessidade do aumento no número de vagas para crianças. Diante desse ponto e, considerando também aspectos relativos à localização, entendemos ser necessária e de extrema urgência a construção de uma Creche Comunitária neste bairro”, ressaltou o vereador.
 
O parlamentar lembrou ainda que a implantação da creche beneficiará várias famílias, uma vez que permitirá às mães trabalharem fora enquanto deixam seus filhos em um local seguro e capaz de dar a eles uma boa formação.

“Hoje a mulher precisa sair de casa para trabalhar com intuito de ajudar no orçamento familiar, e às vezes por decorrência de não possuir um local seguro onde possam deixar os filhos, são impossibilitadas de se inserir no mercado de trabalho. Por isso precisamos implantar mais creches comunitárias para atender essas famílias”, disse.

Segundo o vereador mais do que abrigar as crianças, as creches comunitárias passam a exercer o papel importante também na educação dos pais e na estruturação familiar, auxiliando, por exemplo, no combate à mortalidade infantil e na prevenção à violência.

Antes o trabalho das creches comunitárias se resumia apenas a abrigar crianças. Com as mudanças na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, a partir de 2006, foi exigida a profissionalização nesses espaços, e os cuidadores e babás foram substituídos por educadores e professores formados.

“As creches comunitárias oferecem o preparo ideal para propiciar às crianças a segurança necessária, alimentação, cuidados de nutrição e saúde, recreação, afeto, estimulação e educação, enquanto os pais trabalham fora do lar, proporcionando melhoria na situação socioeconômica da família”, complementou o vereador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário