quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

*Por Gisele Santos
Deputado Estevam declara apoio à pré-candidatura de Jeruza à prefeita de Poá

Declaração foi feita durante filiação da parlamentar no Democratas



A vereadora Jeruza Lisboa Pacheco Reis foi convidada pelo Deputado Estevam Galvão de Oliveira, líder do Democratas na Assembleia Legislativa de São Paulo, a ser pré-candidata à prefeita de Poá pelo partido, nas eleições municipais deste ano. O convite foi feito durante o ato de filiação da parlamentar na sigla, na manhã desta quinta-feira, dia 25 de fevereiro, na Câmara Municipal de Poá.

Ao abonar a ficha da nova integrante do DEM de Poá, o deputado declarou que Jeruza tem capital político, competência e que chega como uma forte liderança no partido.

“Jeruza poderá sim ser a nossa candidata à prefeita na cidade. Esta não é uma filiação comum. A vereadora empreende um trabalho sério, honesto, competente, tem a cara de Poá e se for nossa candidata, irei trabalhar com todas as minhas forças para que seja vencedora. Tenho certeza que será muito bom para o partido e melhor ainda para a cidade”, declarou o líder do Democratas na Assembleia.

Para a legisladora, o ingresso no Democratas representa o início de um novo ciclo em sua vida pública.

“Estou sendo acolhida pelo DEM e pelo deputado Estevam Galvão. Hoje Poá, tem uma vereadora, com dois mandatos, agradeço, imensamente, ao PTB, que de maneira consensual e muito diálogo me permitiu sair pela porta da frente e com canal de diálogo aberto e, inicio uma nova fase e o DEM está me dando essa oportunidade e possibilidade de crescimento político. Acredito, piamente, que juntos podemos fazer muito mais por Poá, me coloco à disposição do partido”, afirmou.

Na eleições de 2014, Jeruza Reis foi a mulher mais votada no alto Tietê, com quase 14 mil votos, como candidata à deputada estadual.

“Em respeito à essas pessoas que acreditaram em mim, quero ir além, não só pela vontade de querer fazer, mas por ter convicção de que existem caminhos para a criação de políticas públicas que melhor atendam os anseios e as necessidades da população poaense”, explicou.

Trajetória
Vereadora em exercício desde o dia 16 de dezembro de 2009, Jeruza Lisboa Pacheco Reis, 46 anos, é um dos grandes destaques da política do Estado de São Paulo. Ela é a primeira mulher a ter mandato na Câmara de Poá. Na história do Parlamento poaense, Jeruza figura, ainda, como a quarta mulher a ocupar uma cadeira no Poder Legislativo da cidade.
Eleita suplente do PTB com 1.035 votos, nas eleições municipais de outubro de 2008, foi empossada em substituição ao vereador Wellington Lopes da Silva (PTB), que faleceu vítima de embolia pulmonar, no dia 14 de dezembro de 2009. Na corrida eleitoral de 2012, teve confirmado o reconhecimento da população quanto ao seu trabalho em prol da comunidade poaense, sendo reeleita e, mais uma vez, selando seu compromisso com a comunidade poaense.
Aclamada como a terceira maior liderança no Poder Legislativo em todo o Estado de São Paulo, Jeruza Reis também foi premiada duas vezes como a parlamentar mais atuante na região do Alto Tietê. Organizado pelo Fórum de Desenvolvimento Econômico e Social da Região Sul e Grande São Paulo, a outorga é nacional e dirigida às personalidades que se destacam todos os anos. Entre os mais diversos prêmios recebidos pela vereadora, destaca-se a Medalha Tiradentes – Mérito Eleitoral, onde foi condecorada, em 2013, com o Colar de Ouro pela expressiva votação como a mais atuante parlamentar no município de Poá.
O sério trabalho que passou a desenvolver como profissional advogada a levou à presidência da Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Poá, à presidência do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e à presidência da Comissão da Erradicação do Trabalho Infantil de Poá. Também foi secretária de Assuntos Jurídicos da gestão do prefeito Carlos Roberto Marques da Silva (PTB) – 2005 / 2009.
Inclinada às políticas públicas, a parlamentar tem especialização em Direito Empresarial; Direito da Infância; Direito da Infância e Juventude; Direito Imobiliário; Direito Difuso e Coletivo; e Direito Eleitoral. É graduada em Teologia e é mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC).
Em dezembro de 2010, Jeruza foi eleita vice-presidente da Câmara de Poá, função que teve de renunciar no dia 14 de junho de 2011, por ser incompatível com sua profissão. A parlamentar decidiu abdicar do cargo em referência ao Regulamento Geral do Estatuto da Advocacia e da OAB. Em lei federal, o conselho defende que a Advocacia, profissão que a petebista exerce há mais de 23 anos, não é compatível com o espaço que ocupava na mesa diretiva da Casa de Leis – o advogado não pode exercer cargos de chefe do Poder Executivo e de membro da mesa do Poder Legislativo, nem ser substituto legal.
Desde o dia 28 de setembro de 2007, Jeruza esteve filiada ao PTB. Seu avô paterno, Mário Pacheco Filho, já falecido, legislou pela agremiação em Cachoeira Paulista (cidade onde a vereadora passou parte da infância), por duas vezes, numa época em que não havia remuneração para os parlamentares.
Em maio de 2011, Jeruza foi eleita presidente da Comissão Provisória do PTB de Poá. Empossada no dia 10 de setembro de 2010, a petebista liderou a legenda no município até o dia 18 de junho de 2012, quando renunciou a função. A legisladora chegou a engrossar as fileiras do partido como presidente honorária da sigla em Poá.
Em 2013, Jeruza assumiu seu segundo mandato na Câmara de Poá, entrando mais uma vez na história por ser não só a única mulher a ter mandato, mas também a única reeleita, na história da cidade.
No ano seguinte, em 2014, Jeruza decidiu encarar uma campanha eleitoral rumo à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, onde obteve expressiva votação angariando 13.687 votos, somente em Poá, a vereadora postulante à deputada estadual, obteve 8.327 votos.
O número significativo elevou ainda mais o capital político por ela conquistado ao longo desses anos de vereança. Mesmo diante dos números, a parlamentar prosseguiu com entusiasmo ao retomar seu trabalho na Câmara de Poá e luta ferrenhamente pela criação de política públicas que garantam os direitos dos cidadãos, sobretudo, saúde, segurança e educação, e, consequentemente, pela qualidade de vida dos poaenses.
Firmeza, dedicação e coragem não faltaram para que a vereadora presenteasse o município no alto de seus 66 anos de emancipação político-administrativa ao registrar a história de Poá em um livro, foi em 2015, que o projeto produzido durante dois anos, saiu do papel. Jeruza lançou uma obra com 256 páginas que detalha fatos e características importantes  ao retratar a história da cidade joia - Poá: De Província à Estância Hidromineral, na sede do Parlamento poaense. Esta é a primeira obra que descreve com ricos detalhes os fatos mais marcantes da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário