quinta-feira, 12 de junho de 2014

Projeto de Jeruza prevê “Polos Regionais da Escola de Moda” em Poá

Qualificação Profissional

Projeto de Jeruza prevê “Polos Regionais da Escola de Moda” em Poá

Trata-se de qualificação profissional e capacitação de agentes multiplicadores, junto às lideranças comunitárias e entidades sociais. Em geral, os cursos oferecidos são: Corte e Costura; Bordado em linha; Bordado em pedraria; Crochê e Confecção de caixas

Com o objetivo de capacitar pessoas para o mercado de trabalho através do curso de corte e costura, a presidente honorária do PTB de Poá, vereadora Jeruza Lisboa Pacheco Reis, apresentou um projeto que dispõe sobre a autorização para que o Poder Executivo possa celebrar convênio com o Governo do Estado de São Paulo para a implantação do projeto “Polos Regionais da Escola de Moda” em Poá. A proposta deverá ser apreciada na Câmara nos próximos dias.

A petebista justifica que diversos projetos profissionalizantes implantados por meio de convênios de cooperação repercutiram positivamente junto à população mais carente de qualificação profissional e que se encontra sem condições de concorrer por vagas no mercado de trabalho.

Em virtude do setor da moda ser um dos que mais crescem no país, movimentando a economia, gerando emprego e renda, a legisladora entende que a criação de políticas públicas voltadas para a qualificação profissional nessa área atende a necessidade de promoção da inclusão social, especialmente das pessoas em situação de vulnerabilidade social

Os cidadãos com curso profissionalizante em moda podem trabalhar como criadores em confecções, no desing de sapatos, de bijuterias e também podem lançar a sua própria marca. Esses Polos Regionais da Escola de Moda podem trazer melhoria na qualidade de vida dos segmentos mais carentes de sua população, resgatando a dignidade humana mediante a capacitação para o desempenho desta profissão cada vez mais ligada ao cotidiano das pessoas e de importância crescente na economia local, regional e nacional”, destacou Jeruza Reis. 

Capacitar pessoas para atuar no ramo de corte e costura e formar agentes multiplicadores desse processo são os principais objetivos dos Polos Regionais da Escola de Moda, projeto desenvolvido pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp). São 56 Polos Regionais da Escola de Moda, sendo 28 na capital e 28 no interior.

Projeto

É um projeto de qualificação profissional e capacitação de agentes multiplicadores, junto às lideranças comunitárias e entidades sociais. Os cursos oferecidos são: Corte e Costura; Bordado em linha; Bordado em pedraria; Crochê e Confecção de caixas.
Para a realização do projeto o Fussesp doa para as entidades assistenciais um kit costura composto por 10 máquinas de costura (sete retas, uma overloque, uma galoneira e uma caseadeira), 20 cadeiras, quatro mesas de corte e mais um repasse de recursos para aquisição de material como fita métrica, tesoura, tecidos, ferro e tábua de passar. Entidades de comunidades próximas também podem encaminhar um representante para fazer o curso e levar esse aprendizado para seu bairro, com apoio do Fussesp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário