quarta-feira, 30 de abril de 2014

Artigo Lutas Trabalhistas, por Jeruza Reis

Lutas trabalhistas

*Por Jeruza Lisboa Pacheco Reis


Comemorar o dia 1º de maio, Dia do Trabalho, nos remete a reflexão bastante complexa, principalmente no âmbito das influências, nas lutas dos trabalhadores, do “getulismo”. Essa expressão traduzia o processo pelo qual os assalariados tiveram acesso à legislação trabalhista, social e previdenciária, ou seja, a forma pela qual os assalariados alcançaram a sua cidadania social, à época.
É inegável que Getúlio Vargas (PTB), foi o primeiro Presidente a reconhecer que o operário não formava uma classe de gente desprezível, perigosa ou ignorante, lutando pelos seus direitos, mesmo que isso trouxesse conflitos com o próprio governo e com os patrões.
Os trabalhadores reconheciam Vargas como pioneiro e ajudador, mas também se organizavam em suas lutas peculiares (em 1954, em São Paulo convocaram trabalhadores com a seguinte palavra de ordem: “Trabalhador não vota em tubarão. Trabalhador vota em trabalhador”).
Em 1952, Vargas tirou uma foto histórica, com as mãos sujas de petróleo, cumprimentando um petroleiro. Em outubro de 1953, foi aprovada a lei de criação da Companhia de Petróleo Brasileira (a Petrobrás), o que desagradou bastante os Estados Unidos e seus interesses (empresas multinacionais como Esso, Shell, Texaco, que queriam explorar o petróleo brasileiro).
Vejam que ironia do destino, nessa época, o maior inimigo de Vargas era Carlos Lacerda, dono do jornal A Tribuna da Imprensa, chegou a ser apelidado de “O Corvo”.
Hoje, no entanto, o PTB conta com Lacerda (Israel Lacerda, de Suzano) como seu representante na região do Alto Tietê, defensor ferrenho do PTB.
Voltando ao getulismo, as forças ocultas pressionavam Vargas, mas ele afirmava “Só saio morto do Catete” (palácio presidencial no Rio de Janeiro, hoje museu).
Na manhã de 24 de agosto de 1954, foi dada a notícia: “O Presidente Vargas suicidou-se com um tiro no coração”. Em todo país houve profunda comoção. E, sua carta-testamento demonstrava a pressão sofrida, a coragem dos atos e a saída da vida para a entrada na História.
E hoje, como esquecer esse notável brasileiro e suas lutas trabalhistas?


* Jeruza Lisboa Pacheco Reis é advogada e professora, mestre em Filosofia, vereadora pelo PTB em Poá, presidente honorária da legenda na cidade e autora do livro "Rosa-Choque - Histórias de uma mulher que escolheu resistir, persistir e insistir".

Câmara de Poá acata afastamento do prefeito Testinha

Câmara de Poá acata afastamento do prefeito Testinha

Aumento de 62% na taxa de lixo cobrada em Poá, sem lei autorizativa, motivou denúncia que foi deliberada durante sessão ordinaŕia nesta terça-feira (29 de abril) no Legislativo poaense


Por 13 votos a 4, os vereadores poaenses acataram o pedido de afastamento do prefeito Francisco Pereira de Souza (SDD), o Testinha, o motivo que levou a denúncia é o aumento da taxa de lixo que saltou de R$ 148 em 2013 para R$ 240 neste ano, portanto, um aumento de 62% em relação ao ano anterior, sem o aval da Câmara Municipal, por meio de lei autorizativa. A votação ocorreu durante sessão legislativa realizada na noite de hoje, dia 29 de abril.

A denúncia que tem como autor o ex-vereador Augusto Jesus da Silva, foi protocolada na Casa de Leis na tarde de ontem (28 de abril). Iniciados os trabalhos legislativos na sessão desta terça-feira, o documento foi lido e, em seguida discutido pelos parlamentares.

Apontada como denúncia por infração político-administrativa, o documento pedia a criação de uma Comissão Processante para apurar possíveis irregularidades quanto ao aumento, apresentado como abusivo pelo denunciante. Outro pedido elencado envolve o afastamento do chefe do Poder Executivo poaense.

Na primeira votação a maioria dos parlamentares optaram pela criação da CP, apenas três vereadores votaram contra a investigação, Alexandre Provisor (PSL), Laudijane Ferreira Lima Cavalcante (PTB), a Lau do Azuir, e, Giancarlo Lopes (PR), o Gian Lopes.

Em seguida ocorreu o sorteio nominal para a composição da CP, com a escolha dos parlamentares. Foram sorteados Willian Ferrari (PROS), o Neno Ferrari, Jeruza Lisboa Pacheco Reis (PTB) e Lázaro Borges (PROS). Nesta ordem, por consenso entre os integrantes, foram nomeados presidente, relatora e membro, respectivamente.

A CP terá 90 dias para investigar as possíveis irregularidades apresentadas pelo denunciante, podendo ser prorrogada por igual período.

Já na votação que decidiu pelo afastamento do prefeito, além dos três vereadores já mencionados, que votaram contra a criação da CP, figura também o vice-presidente da Câmara, Ricardo Massa (PP), quedefendeu no voto a permanência do prefeito, que neste momento, está licenciado por motivos particulares.

O afastamento de 90 dias, segundo a denúncia, tem a finalidade de evitar intervenções do denunciado durante a coleta de provas, inclusive, documentais, e, pressão e coação de testemunhas.


A denúncia pede, ainda, que a administração municipal informe em até 10 dias a quantidade de contribuintes afetados pelo aumento e quais o valor arreacadado com a cobrança em 2013 e estimativa de arrecadação para 2014. Requer, também, que as testemunhas que constam no documento deliberado em plenário sejam intimadas para comparecerem em data designada pela Comissão Processante.

Em anexo, o documento traz como provas parcelas do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) de nove munícipes, com o valor da taxa do lixo, cobrado pela municipalidade.

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Comissão de Agricultura aprova cerco a práticas ilegais



Comissão de Agricultura aprova cerco
 a práticas ilegais
Com apoio de Junji, são aprovados requerimentos que prevê audiência pública e cobra atuação do Cade na investigação de empresas envolvidas em supostas irregularidades no transporte de açúcar e grãos



A Capadr – Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural quer uma devassa nas denúncias de irregularidades envolvendo a Rumo Logística Operadora Multimodal S.A. e a Cosan S.A. Indústria e Comércio, contratadas pela concessionária ALL – América Latina Logística. Com o apoio do deputado federal Junji Abe (PSD-SP), o colegiado aprovou, nesta quarta-feira (02/04/2014), dois requerimentos visando aprofundar a investigação.

Um deles (REQ 527/2014), de autoria do deputado Moreira Mendes (PSD-RO), propõe que seja encaminhada representação ao Cade – Conselho Administrativo de Defesa Econômica para imediata e urgente investigação visando processo administrativo com imposição de medida preventiva, caso necessário, com o objetivo de apurar infração à ordem econômica praticada pelas empresas Rumo e Cosan.

“As acusações de infração à ordem econômica são extremamente graves, precisam ser esmiuçadas e, se confirmadas, punidas com todo rigor”, pronunciou-se Junji. Ele lembrou que há supostas irregularidades, como a prática de falseamento e eliminação da concorrência resultantes de condutas ilegais e anticoncorrenciais, desenvolvidas no mercado de logística, em especial no transporte de açúcar e grãos.

Segundo Junji, a denúncia de práticas ilegais por agentes econômicos ocorre num momento delicado da conjuntura econômica do setor agrícola nacional. Em especial, completou ele, no já deficiente contexto da logística de escoamento das commodities agrícolas. “Não podemos admitir que eventuais espertalhões lucrem às custas de toda cadeia produtiva e permaneçam impunes”.

Na justificativa para o pedido, Mendes relatou que, há mais de um ano, a ALL vem sendo alvo de tentativas de aquisição pelo grupo Cosan, como comprovam notícias publicadas pela Imprensa. Numa delas, houve confirmação da proposta para incorporação da ALL pela Rumo.

A ALL é a maior empresa independente de serviços de logística da América do Sul, em sistemas integrados de modais ferroviário e rodoviário. Atualmente, é a principal empresa de logística do Cone Sul, operando concessões numa área de cobertura que alcança 80% do PIB – Produto Interno Bruto do Brasil.

Estão na área de concessão da ALL – que abrange seis dos principais estados brasileiros – os quatro portos mais importantes do País, responsáveis pela maior parte do escoamento da produção nacional de grãos, sendo predominante no Centro-Sul. Historicamente, a empresa transporta commodities agrícolas (milho, soja, fertilizantes, açúcar e outros) extremamente relevantes para a balança comercial nacional.

Ainda no documento, o deputado frisou que a ALL é hoje a única ferrovia independente – i.e., não integrada – disponível para o atendimento de terceiros. “Em decorrência dos nefastos efeitos contratuais denunciados, as operações realizadas naqueles modais têm grandes possibilidades de resultar no monopólio do principal corredor logístico e ferroviário de escoamento de grãos do País, provocando graves problemas ao desenvolvimento econômico do setor e, por conseguinte, à economia nacional”, argumentou.

Partilhando das considerações de Mendes, Junji defendeu que a Câmara dos Deputados e o Cade não podem permanecer indiferentes à averiguação de fatos tão graves, que envolvem suposta eliminação de concorrência, comandada por conglomerados econômicos transnacionais multisetoriais. Os contratos entre a ALL e os agentes econômicos Cosan e Rumo estão sob suspeita de vícios e irregularidades. Para dizer o mínimo, apontaram os deputados, violam frontalmente o princípio da impessoalidade que rege a administração pública e a livre concorrência.

Outro requerimento (REQ 564/2014), do deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), igualmente aprovado pela Capadr, propõe a realização de audiência pública para discutir os transportes modal e ferroviário e de commodities no Brasil. O evento, em data a ser agendada, teria as participações da Rumo Logística, Cosan S.A., Valec, Aprosoja, Alcopoa e Única, além da CNA – Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, da OCB – Organização das Cooperativas Brasileiras e da ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres.

Na opinião de Junji, o debate é de extrema importância, porque permitirá colher sugestões das autoridades convidadas. “São subsídios que poderão contribuir com o trabalho do Conselho Administrativo de Defesa Econômica na investigação da denunciada infração à ordem econômica”.

Grupo em defesa do Regional ingressa com pedido de inquérito civil público



Grupo em defesa do Regional ingressa com pedido de inquérito civil público



O movimento liderado pelo vereador petista, Claudio Ramos Moreira, protocolou pedido para a instauração de um inquérito civil público pelo Ministério Público Estadual (MPE) para apurar a falta de médicos, o fechamento da maternidade e problemas no Pronto-Socorro (PS) do Hospital Regional Dr. Osíris Florindo Coelho, na Vila Corrêa, em Ferraz de Vasconcelos. O grupo ingressou com a representação, na segunda-feira, dia 31, no Tanquinho. A solicitação está reforçada em relatos sobre a situação caótica do Regional e, simbolicamente, por um abaixo-assinado contendo 20.592 mil assinaturas.

Além disso, o movimento formado também por representantes da sociedade civil organizada, sindicatos de trabalhadores, igrejas católicas e protestantes, associações de bairros e por lideranças sociais cobrou dentro do mesmo pedido investigação a respeito da gestão da saúde pública municipal, assim como, o provável sucateamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da cidade, já que, das oito viaturas disponíveis, cinco estão paradas por falta de manutenção, além de ausência de material comprometendo assim o serviço a população.

Com isso, caso a promotoria pública comprove, de fato, a veracidade dos fatos a mesma poderá ingressar com uma ação civil pública para apurar responsabilidades do governo do Estado, Geraldo Alckmin (PSDB), do prefeito municipal, Acir dos Santos (PSDB), o Acir Filló e demais agentes públicos e políticos envolvidos na questão. Em contrapartida, a promotora Rosana Colletta que recebeu a comissão já antecipou que existe um processo em andamento a cerca do Hospital Regional e o pedido ora apresentado vai contribuir para reforçar a investigação em curso. Por ano, o orçamento aplicado na unidade é de R$90 milhões.

Por tratar-se de um assunto complexo, a promotora pública disse que não existe um prazo para concluir o caso. Além disso, Rosana Colletta aproveitou para enaltecer o trabalho do movimento comandado por Claudio Ramos. Para ela, o ato é uma verdadeira manifestação de cidadania e só comprova a força que o povo possui para pressionar o poder público em geral. Além de Claudio Ramos, os vereadores Maria Simplício Nascimento (PT) e Michael Carneiro Aparecido (PRP), o Maicon do CDHU também apoiam o trabalho.

Pressão

Com a mesma finalidade, ou seja, cobrar providências urgentes a cerca da situação no Regional e na saúde pública municipal, o grupo em defesa da unidade e da saúde pública local esteve na Comissão de Saúde, da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), no Ibirapuera, na terça-feira, dia 01, à tarde. Na ocasião, o movimento conversou com a presidente, Telma de Souza (PT) e depois com o colégio de líderes. Por sua vez, os deputados paulistas ficaram surpresos com o número de assinaturas do abaixo-assinado e parabenizaram o povo ferrazense pela iniciativa popular. Os deputados prometeram que vão averiguar o quadro.

Por Pedro Ferreira

Prefeito comemora aprovação da lei que trará cem médicos para Ferraz

Prefeito comemora aprovação da lei que trará cem médicos para Ferraz


Matéria que possibilita melhores vencimentos para profissionais da Medicina que trabalharem em localidades periféricas pelo Estado foi abonada na noite desta quarta-feira (1º de abril); governo de Geraldo Alckmin também anunciou, ontem, a terceirização do Pronto-Socorro (PS) do Hospital Regional “Doutor Osíris Florindo Coelho” e a intervenção da Sociedade Brasileira de Ortopedia (SBO) no atendimento à especialidade médica



O prefeito de Ferraz de Vasconcelos, Acir Filló, comemorou nesta quarta-feira (2 de abril) a aprovação do projeto de lei que possibilita melhores vencimentos aos médicos que trabalharem em regiões periféricas do Estado de São Paulo. De autoria do governo de Geraldo Alckmin, a proposta ainda autoriza a contratação de 625 médicos, sendo que, deste número, cem profissionais deverão ser destinados ao Hospital Regional “Doutor Osíris Florindo Coelho”, que funciona em Ferraz, mas é 100% de gestão estadual.

A matéria complementar 59/2013 que institui adicional de local de exercício aos médicos sanitaristas no âmbito da Secretaria de Estado da Saúde foi abonada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) na noite de ontem (1º de abril). Durante a sessão, o presidente da Casa, o deputado Samuel Moreira, afirmou que a legislação, agora, seguirá para o Palácio dos Bandeirantes, para que seja sancionada pelo governador.

Antes de o projeto entrar na pauta de votação na Alesp, Filló esteve por duas noites reunido com parlamentares estaduais nos gabinetes e no plenário do Poder Legislativo Estadual, solicitando apoio e brevidade na aprovação da matéria, em razão das deficiências que, não de hoje, fazem do Regional alvo de críticas por parte daqueles que dependem do serviço público de Saúde, sobretudo nas alas de urgência e emergência.

O trabalho empreendido pelo prefeito de Ferraz resultou na votação realizada na noite desta quarta-feira, quando os parlamentares, por unanimidade, aprovaram a emenda aglutinativa à lei 59/2013. A confirmação ocorreu por volta das 20h30. Segundo Filló, a boa notícia chegou, até mesmo, a emocioná-lo, tamanha a ansiedade e preocupação em ver as deficiências do “Doutor Osíris Florindo Coelho” resolvidas, garantindo, ao mesmo tempo, atendimento médico funcional e humanizado à população ferrazense:

“Fiquei muito feliz e sensibilizado, pois é mais um passo importante em nossa administração, visando à melhoria na Saúde e o fim da falta de respeito com a população. Há muitos anos, o povo é vítima de uma Saúde falha. Precisamos colocar um ponto final nisso”, desabafou o gestor. 

De acordo com o texto aprovado ontem em São Paulo, o adicional para os médicos inicia-se em 30% para os ingressantes na carreira, podendo ser estendido até 45%, conforme titulação do profissional. Os salários variam de R$ 6,5 mil a R$ 14 mil, por mês. A lei também prevê a possibilidade de ingresso dos especialistas em jornadas de trabalho de 12, 20, 24 e 40 horas, respeitado o limite de 625 cargos de médicos na Secretaria de Estado de Saúde e 10% dos profissionais da área nas autarquias.

O acesso também é estendido a médicos com mais de 20 anos de serviço, enquadrados na categoria Médicos II, mesmo sem titulação específica.

Reunião com Uip

No mesmo dia em que a proposta foi aprovada na Alesp, o chefe do Poder Executivo ferrazense, ao lado de outros prefeitos do Alto Tietê, esteve com o secretário estadual de Saúde, David Uip, para tratar da situação do segmento na região e reivindicar soluções. O encontro aconteceu no período da tarde, na sede da pasta, em Cerqueira César, na capital. Na pauta elaborada pelo Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) estava, entre outras demandas, a questão do Hospital Regional.

Para Ferraz, Uip anunciou a terceirização do Pronto-Socorro (PS) da unidade e a intervenção da Sociedade Brasileira de Ortopedia (SBO) no atendimento à especialidade médica:

“Necessitamos, urgentemente, diminuir as filas de espera dos pacientes ferrazenses. Essas iniciativas também vão contribuir, significativamente, para a aceleração dos atendimentos no hospital”, complementou Filló.

Secom Ferraz

Câmara de Poá aprova pedido de estudos para redução da tarifa de ônibus

Câmara de Poá aprova pedido de estudos para redução da tarifa de ônibus

Na noite desta terça-feira (01 de abril), ao todo os parlamentares abonaram nove itens, sendo três em segunda votação




Um requerimento incluído na pauta da ordem do dia durante a sessão ordinária realizada na noite desta terça-feira (01 de abril), na Câmara de Poá, solicita estudos para a diminuição do valor da passagem de ônibus. De autoria do presidente da Casa de Leis, Marcos Ribeiro da Costa (PDT), o Marquinhos da Indaiá, a matéria foi aprovada por unanimidade.

O pedido é para que o Executivo poaense avalie a possibilidade de subsidiar R$ 1,80 do valor cobrado na tarifa de ônibus na cidade. Hoje a concessionária responsável pelo serviço do transporte coletivo na cidade, a Radial Transportes, cobra R$ 3. Com o possível repasse por parte da Prefeitura de Poá, os usuários passariam a pagar R$ 1,20.
O subsídio depende ainda da aprovação do prefeito Francisco Pereira de Souza (SDD), o Testinha.

Isenção
Recentemente, o vereador Lázaro Borges (PROS), cobrou a aplicação da lei que garante a isenção sobre o valor da passagem de ônibus para idosos acima de 60 anos, alterando a lei anterior que isenta a partir dos 65 anos.

Ordem do dia
Ao todo os parlamentares abonaram nove itens, sendo três em segunda votação. De autoria de Diogo Reis da Costa (PROS), o Diogo Pernoca, foi aprovado o projeto que delcara utilidade pública a “Associação Casa de Recuperação Celeiro de Benção”. Em seguida foi aprovada a matéria que dispensa os motoristas de táxi do uso de cartões da zona azul por 15 minutos, idealizado por José Carlos Costa (PDT), o Zé Carlos da Maçã do Amor. A autorização para que o município celebre convênio com o Centro de Apoio e Convivência ao Paciente com Câncer (CECAN), de autoria da presidente honorária do PTB de Poá, vereadora Jeruza Lisboa Pacheco Reis também foi abonada pelos parlamentares.

Já em primeira votação também foram deliberados o projeto de lei do Executivo poaense que institui o Fundo Municipal de Saneamento Ambiental do município; o que veda qualquer forma de discriminação no acesso aos elevadores de todos os edifícios públicos municipais ou particulares, comerciais, industriais e residenciais multifamiliares na cidade, de Ricardo Massa (PP), que também teve abonada a alteração no Regimento Interno da Câmara, que estende de 2 para 4 horas o expediente durante as sessões.

A vereadora Jeruza Reis teve aprovada a matéria que autoriza o Poder Executivo implantar na cidade um controle biológico de vetores com monitoramento permanente.

Após a discussão de grande parte dos parlamentares, e pedido de votação nominal de Lázaro Borges, os vereadores aprovaram por 13 votos favoráveis, dois contrários e uma abstenção, o projeto que dispõe sobre o cadastramento e registro de vigias de rua, idealizado por Zé Carlos da Maçã do Amor. Votaram contra a matéria Lázaro Borges e Diogo Pernoca, enquanto o líder do Governo Na Câmara, Deneval Dias do Nascimento (PRB) optou pela abstenção. Embora aprovado, a maioria dos parlamentares favoráveis pediu a readequação do projeto, que deverá passar ainda por segundo turno.

Estatuto
Lido durante o expediente, o documento que tramita pelas comissões permanentes da Casa de Leis deverá ser analisado em reunião com comissão formada por servidores públicos e vereadores nesta quinta-feira (03 de abril). Marcada para às 18 horas, o encontro será abrigado no Legislativo.




Poá poderá celebrar convênio com CECAN

Poá poderá celebrar convênio com CECAN


Projeto da petebista Jeruza Reis que autoriza convênio ou repasses financeiros mensais ao Centro de Apoio e Convivência ao Paciente com Câncer foi aprovado na noite desta terça-feira (01 de abril), na Câmara de Poá





Um projeto que permite que o Executivo poaense celebre convênio ou repasses financeiros mensais com oCentro de Apoio e Convivência ao Paciente com Câncer, o CECAN, de Mogi das Cruzes, foi aprovado na noite desta terça-feira (01 de abril), na Câmara de Poá. De autoria da presidente honorária do PTB da cidade, vereadora Jeruza Lisboa Pacheco Reis, a proposta teve unanimidade na votação.



A petebista considera no documento o descaso do Governo Estadual com a questão oncológica da região do Alto Tietê, uma vez que descredenciou clínicas de antendimento oncológico e tornou o Hospital Luzia de Pinho melo como única referência na área e, este, por sua vez, sem capacidade técnico-operacional de atendimento pleno (cirurgias, quimioterapias, radioterapias, etc.), encaminha pacientes para São Paulo.



Sensibilizada, Jeruza foi aclamada pelos munícipes presentes na galeria do plenário da Câmara de Poá, durante sua fala na tribuna, ao discutir a proposta e citar a situação enfrentada pelos pacientes que se dirigem à capital paulista em busca de tratamento, uma vez que o hospital referência da região não suporta a demanda.



Sabemos que esse paciente já fragilizado pela doença, ainda tem de enfrentar transporte, muitas vezes, sem condições financeiras, não só para a tarifa, mas também para o lanche, essencial após a realização dos exames que debilitam os pacientes. Na intenção de oferecer mais conforto e de não expor as pessoas que necessitam de tratamento, o CECAN tem papel fundamental. Além de oferecer ajuda, não apenas psicológica, mas também no que tange as passagens de condução, auxílio alimentar adequado à dieta nos casos de quimioterapia e diversas oficinas terapêuticas que auxiliam e fortalecem os pacientes oncológicos”, destacou.



O câncer é uma doença implacável, avassaladora que tem de ser tratada a tempo, necessita de atendimento urgente, e o CECAN cuida dessas pessoas voluntariamente, muitas em fase final da doença, e que merecem morrer com dignidade”, clamou.



Segundo a petebista, 36 famílias poaenses são atendidas pelo centro de apoio.



Cecan

O Centro de Convivência e Apoio ao Paciente com Câncer é uma instituição sem fins lucrativos fundada em 2003 localizada em Mogi das Cruzes.
O CECAN tem como objetivo oferecer ao portador de câncer e seus familiares um espaço de convivência para promover apoio, encorajamento e reabilitação psicossocial.

Com uma equipe constituída por mais de 65 integrantes, a maioria voluntários, atuando em diversas frentes, desenvolve um importante trabalho, dando um grandioso exemplo do exercício de cidadania, responsabilidade social e amor ao próximo.

65º aniversário: 30 mil suzanenses acompanham desfile cívico

65º aniversário: 30 mil suzanenses acompanham desfile cívico



O prefeito Paulo Tokuzumi abriu na manhã de hoje (2) o desfile cívico-militar do 65º aniversário de Suzano. O evento, que fez parte do segundo dia de festividades em comemoração a mais um ano de emancipação político-administrativa, reuniu aproximadamente 30 mil pessoas na rua General Francisco Glicério, de acordo com a Polícia Militar. 

Ele frisou que a cidade está passando por mudanças importantes em suas estruturas e que o suzanense pode esperar dias melhores. “Suzano está um verdadeiro canteiro de obras. Também estamos trabalhando muito pelo desenvolvimento social para que a população tenha dias melhores. O desfile representa o sentimento de civismo e melhora a autoestima do cidadão. Nós temos orgulho de morar nesta cidade”, disse. 
Participaram do desfile cívico, fanfarras de Suzano e região, grupos de trabalhos sociais, órgãos de defesa do município, o Tiro de Guerra, a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, entre outras entidades. Estiveram presentes a vice-prefeita, Viviane Galvão de Oliveira, o deputado estadual Estevam Galvão de Oliveira, a primeira-dama Nilce Ramos Tokuzumi, entre outras autoridades da cidade. 

Programação
A festividade de aniversário da cidade teve início ontem, com o hasteamento da bandeira de Suzano na Praça dos Expedicionários e a realização da Caminhada Noturna, na região central da cidade, que reuniu aproximadamente 2 mil pessoas. 

Hoje ainda haverá o grande show no Largo da Feira, com a apresentação da dupla sertaneja Marcos & Belutti, com participação especial de Thaeme e Thiago, além de outras bandas, a partir das 18 horas. Amanhã (3), a atriz Elizabeth Savalla, que interpretou a chacrete Tetê Parachoque Paralamas na novela “Amor à Vida”, vem à cidade apresentar a peça “A.M.A.D.A.S.” na Praça Cidade das Flores, a partir das 19h30. 

A programação de aniversário de Suzano vai até domingo. A lista completa está disponível no site da prefeitura: www.suzano.sp.gov.br

Secretaria de Comunicação Institucional (SECOI)

terça-feira, 1 de abril de 2014

Ao lado de Heroilma, Governador Geraldo Alckmin autoriza Poupatempo para Itaquaquecetuba

Ao lado de Heroilma, Governador Geraldo Alckmin autoriza Poupatempo para Itaquaquecetuba
 

Em evento no Palácio dos Bandeirantes, na segunda- feira (24/03), a deputada estadual Heroilma Soares Tavares solicitou ao governador Geraldo Alckmin que autorizasse a instalação de um Poupatempo na cidade de Itaquaquecetuba. Na ocasião, o chefe do executivo estadual confirmou à parlamentar que o equipamento irá para a cidade.

Desde quando assumiu seu mandato como deputada estadual, Heroilma luta para que o município seja contemplado com o Poupatempo. Em 2011, a parlamentar fez a indicação de número 1898 na qual defendia que o pedido se justifica pelo fato de Itaquaquecetuba ter se desenvolvido muito nos últimos anos em termos de progresso, são mais de 3.959 empresas instaladas, num contingente de 41.120 pessoas assalariadas, que compõe o Polo Industrial e Comercial do município.

Ainda em sua indicação, a deputada afirmou a necessidade de buscar atendimento em órgãos e empresas prestadoras de serviços de natureza pública, agilizando a rotina desses estabelecimentos e facilitando a vida dessas pessoas, reduzindo a permanência para tratar entre as mais de 400 modalidades de serviços, como emissão de RG, atestado de antecedentes criminais, CTPS, CNH, entre outros.

“Fiquei muito contente quando o governador me confirmou a vinda de um Poupatempo para a cidade. Assim como o Bom Prato que foi um pedido meu ao Governo, o Poupatempo também virá para facilitar a vida da população, indo de encontro ao propósito desse programa que se tornou um modelo de atendimento do Governo Estadual. Desta forma, os munícipes não precisarão ir a Suzano, Guarulhos ou até mesmo para Mogi das Cruzes buscar serviços que serão feitos em nossa cidade”, afirmou.

AUDIÊNCIA

Recentemente, a parlamentar esteve em audiência com o secretário estadual do Emprego e Relações do Trabalho, Davi Zaia, solicitando o equipamento para Itaquaquecetuba. Na ação, a parlamentar argumentou que Itaquaquecetuba é uma cidade de grande porte e necessita de uma agência do Poupatempo com o objetivo de facilitar e proporcionar um serviço adequado a população.

“Sabemos que em nossa região temos algumas unidades, mas a cidade de Itaquá merece um Poupatempo. E hoje é realidade, o governador me confirmou pessoalmente”, acrescentou a parlamentar.


Visite o site:

http://www.deputadaheroilma.com.br/index.php

Vereadora Jeruza Reis concorre a premiação nacional; votação vai até o dia 5 de abril

Vereadora Jeruza Reis concorre a premiação nacional; votação vai até o dia 5 de abril

Petebista pode ser votada na categoria Poder Legislativo, pela Internet até o dia 05 de abril; objetivo do Fórum de Desenvolvimento Econômico e Social é identificar personalidades de destaque em categorias distintas



A presidente honorária do PTB de Poá, vereadora Jeruza Lisboa Pacheco Reis, está concorrendo ao prêmio “Promotores de Desenvolvimento”, na categoria Poder Legislativo. Organizado pelo Fórum de Desenvolvimento Econômico e Social da Região Sul e Grande São Paulo, a outorga é nacional e será dirigida às personalidades que se destacaram em 2014.

As indicações e votação estão ocorrendo desde o dia 18 de março pela internet, de forma democrática e espontânea, o que valida ainda mais tal reconhecimento e importância dos vencedores. Para votar basta que o internauta indique o nome da parlamentar na categoria Poder Legislativo em mensagem que deve ser enviada ao e-mail da entidade: forum.diretoria@yahoo.com.br. A votação, no entanto, será encerrada no dia 05 de abril.

Os dois mais votados em todas as categorias serão premiados pela entidade em evento com data, horário e local ainda a serem definidos.

Desde 2004, em parceria com o Sebrae, a entidade premia personalidades que se destacaram incentivando o empreendedorismo e práticas voltadas ao bem-estar social.

Esta é a segunda vez que a legisladora é indicada para receber a honraria. Em 2013, Jeruza Reis foi laureada como a vereadora mais atuante do Poder Legislativo de toda a região do Alto Tietê, prêmio que, na oportunidade, recebeu das mãos do Deputado Estadual João Caramez, no Auditório Franco Montoro, na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

Em sua 11ª edição, a organização do prêmio é do Fórum São Paulo e da União Brasileira de Imprensa com o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (Subseção de Santo Amaro) e da UEP.

Entidade


O Fórum São Paulo trabalha com cursos de qualificação de mão de obra, qualificação empresarial, desenvolve ação política junto aos poderes Executivo, Legislativo e realização de congressos seminários, sempre discutindo temas de interesse da sociedade e buscando o desenvolvimento sustentável. Por ter uma área de atuação abrangente, a entidade premia personalidades das mais diversas regiões do Estado.

Missão

A missão do Fórum São Paulo está direcionada pela ideia de propor e executar projetos de desenvolvimento econômico social de forma integrada, capazes de resgatar a cidadania, combater a pobreza e a exclusão social, promover o desenvolvimento cultural, a apropriação racional dos recursos naturais e a efetiva melhoria da qualidade de vida. Para tanto, o Fórum São Paulo busca o envolvimento do conjunto da sociedade, sempre ciente da importância do respeito à diversidade, estabelecendo parcerias comprometidas com a construção de políticas de direitos e à equidade de gênero, especialmente para as populações de baixa renda.